Bairros Morro da Liberdade, Santa Luzia, Educandos, Colônia Oliveira Machado, São Lázaro, Betânia e Crespo foram foco da ação
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), deflagrou a Operação Zona Segura, que resultou na prisão de 30 pessoas envolvidas em crimes como homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, roubo, estelionato, entre outros.
A operação teve início no dia 7 de abril e foi concluída nesta quarta-feira (16/04), com ações concentradas na zona sul de Manaus, tendo como foco prioritário os bairros Morro da Liberdade, Santa Luzia, Educandos, Colônia Oliveira Machado, São Lázaro, Betânia, Crespo, além do Distrito Industrial I, que são áreas de atuação dos 2° e 7° Distritos Integrados de Polícia (DIPs).

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (16/04), na sede da Delegacia Geral (DG), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, ressaltou a deflagração da Operação Zona Segura, que teve como foco a zona sul da cidade e resultou nas prisões de 30 pessoas por meio de cumprimentos de mandados de prisão, além de 12 de busca e apreensão, por diversos crimes.
“Essa operação foi coordenada pelo delegado Fábio Aly, com o apoio do DPM e dos demais DIPs da região. Isso é resultado do trabalho em conjunto com a PMAM e as Forças de Segurança. Essa operação também será realizada em outras zonas da capital”, afirmou Torres.
Diligências

Na ocasião, o delegado Fábio Aly, titular da Polinter, contou que a operação teve o objetivo principal de capturar foragidos na zona sul de Manaus. Foi possível capturar todos esses indivíduos ao longo das diligências policiais, sendo 12 assaltantes, 7 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas (algumas com condenações muito altas, pois eram realmente ligadas ao crime organizado e à associação criminosa). Também houve uma prisão por homicídio e duas por latrocínio.
“Um dos latrocidas, identificado como Danixon Cristo Nunes, em 2020, matou um homem com quem mantinha um relacionamento amoroso, desferindo um golpe com uma louça de pia na cabeça da vítima. Em seguida, subtraiu sua motocicleta e aparelho celular, os quais foram vendidos posteriormente. Estava foragido do município de Maués desde 2021”, detalhou Fábio Aly.
Em 2020, João Valério Mourão de Carvalho foi condenado por latrocínio; em 2009, junto com outro indivíduo, matou uma pessoa que reagiu a um roubo de aparelho celular.

O chefe do Estado-Maior da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, reforçou a integração da corporação com a Polícia Civil. “Na operação de hoje, na zona sul, as nossas unidades subordinadas fizeram a prisão de nove elementos com mandado em aberto. A Polícia Militar ressalta que é um trabalho de integração entre as Forças de Segurança e a Polícia Civil, sob a coordenação da Secretaria de Segurança”, disse.
“Quero destacar as ações da PMAM na captura de foragidos da Justiça com mandados em aberto que, somente neste ano, já resultaram em mais de 310 prisões”, complementou Bruno Azevedo.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, destacou o excelente trabalho que o delegado Fábio Aly vem realizando à frente da Polinter, que é uma delegacia de extrema importância.
“No primeiro trimestre do ano passado tivemos 591 presos. Já no primeiro trimestre deste ano, foram 975 pessoas presas, e agora estamos finalizando o mês de abril com um total de mais de 1.200 pessoas presas. Isso é resultado do excelente trabalho integrado das Forças de Segurança, gerando mais segurança à população. no mês de março, houve uma redução de 51% na cidade de Manaus, e isso é um número muito expressivo”, salientou o secretário”, detalhou o secretário.
Leave a Reply