Dados do Ranking de Saneamento 2024, divulgados pelo Instituto Trata Brasil (ITB) em parceria com a GO Associados, revelou que Manaus ocupa a 86ª posição entre os 100 maiores municípios do Brasil em saneamento básico. Os dados apontam que a capital do Amazonas tem sérios problemas em saneamento.
Em 2022, Manaus se encontrava na 12ª posição no ranking dos 20 piores municípios, agora, a capital está em 6ª lugar, indicando a piora no desempenho. Vale lembrar que a Prefeitura de Manaus, responsável pelo saneamento básico, aumentou a tarifa de água em 12,3% em fevereiro.
De acordo com os dados, mais de 1,5 milhão de moradores de Manaus não tem acesso a coleta de esgoto, além disso, apenas 21,8% do esgoto da cidade é tratado. Fora que Manaus tem apenas 26,09% de cobertura de coleta de esgoto, o que coloca a cidade entre as piores no ranking.
A falta de saneamento básico é o que vem causando grande transtorno para a população que atualmente sofre com alagações. Hoje, o investimento em saneamento por habitante custa R$ 115,66, um valor superior à média nacional que é de R$ 111,44.
Manaus precisa de investimento reais em sua infraestrutura, chega de tintas e shows.
Leave a Reply